O empreendedorismo da LGMPE no estímulo às exportações e a valorização dos produtos potiguares

6 de outubro de 2020 Por ccgd

Ainda sobre o PL nº 213/2020, hoje iremos tratar sobre um aspecto prático que a futura Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas do RN aborda em seus artigos 69 e 70: o estímulo à exportação.
Isso mesmo, o empreendedor potiguar tem capacidade para ir além das fronteiras brasileiras!

Sob o viés da esburocratização do setor produtivo, o Governo fomentará políticas a fim de ampliar a participação das microempresas, empresas de pequeno porte e microempreendedores individuais nas exportações do estado, podendo celebrar convênios com a União, com agências de fomento, com instituições científicas e tecnológicas, entre outras, as quais auxiliarão na maior participação dos pequenos negócios.


Para tanto, a Lei autorizará o Programa Estadual de Incentivo às Exportações (PROEX), voltado para criação de programas de divulgação e capacitação à exportação, além poder promover linhas de financiamento e serviços de orientação, de logística e assessoria para os pequenos negócios.

Esse será um passo muito importante para a participação do RN nas exportações do país e, principalmente, para o melhor desenvolvimento dos empreendedores locais!

O PROEX também incentivará o desenvolvimento de formas associativas para produção, comercialização e exportação de produtos e serviços. Assim, esses terão maior condição de se posicionarem no mercado internacional, levando ao mundo seus serviços e produtos genuínos.

Por fim, importa ressaltar que todas as políticas que visem a ampliação da participação nas exportações potiguares, conforme a futura lei, terão como alguns dos objetivos: a promoção da cultura da gestão para a exportação; o auxílio no desenvolvimento tecnológico, a certificação e a melhoria da qualidade de produtos e do processo produtivo, para adequá-los às exigências do mercado internacional; e o financiamento das pequenas empresas nas operações de exportação.

Já refletiu como seria importante a participação e o impacto dos pequenos negócios nas exportações potiguares e, consequentemente, na nossa economia?

Hoje já somos conhecidos pelo turismo, amanhã também o seremos pelos negócios! Vamos levar o RN ao mundo! 

#empreendedorismo #exportações #desenvolvimento#negócio

Avenida Engenheiro Roberto Freire, 1962, Shopping Seaway, Capim Macio, Natal/RN, CEP 59082-095

CNPJ 33.310.851/0001-90 - OAB/RN 101219

© Copyright 2021 - Todos os direitos reservados